PRIMEIRO ANO BIOLOGIA

RESPOSTAS  CAPÍTULO 01 BIOLOGIA 

Estudando a vida e as substâncias inorgânicas 

 RESPOSTAS CAPITULO 01

FAÇA EM CASA 

 1.      A)   a ciência pode gerar avanços tecnológicos para a sociedade por meio de pesquisas, desenvolvimento de novos métodos terapêuticos, entre outros exemplos

 B)    A ciência contribui com a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos, tratamentos, vacinas, exames, entre outros, combatendo ou evitando que doenças se proliferem. Assim, a humanidade se torna mais longeva, e haverá um aumento da expectativa de vida.

 2.           2- letra C                        3- letra E

 4.  4.  Os caramujos que se reproduzem sexuadamente possuem maior variabilidade genética quando comparados aos que se reproduzem de maneira assexuada. A variabilidade genética aumenta as chances de manifestarem características que podem conferir resistência aos caramujos parasitados. Essa resistência fez com que, ao longo do tempo, os caramujos conseguissem eliminar os parasitas, e assim podem voltar a se reproduzir assexuadamente, garantindo a perpetuação da nova característica, além de gerarem maior número de indivíduos em menor tempo.

 5.    5-     Letra C     6  Letra A

 7.          A) A quantidade de água nos tecidos varia de acordo com a atividade metabólica desempenhada por cada um deles.

                 B)    A quantidade de água varia de acordo com a idade dos indivíduos, sendo que pessoas mais novas possuem maior                         quantidade de água corporal que pessoas mais velhas, por conta da de reações químicas que ocorrem nas células.

8)      8-  Letra D

FAÇA EM CASA

1.          Letra  C    

2.          Letra E

3.          Letra E

4.          Letra D

5.              5-   Letra B

6.              6-  Letra B

7.             7-    Letra A

8.                8- Letra C

 JUNTE OS PONTOS

 1.    Hipótese: As plantas se curvam em direção à luz.

Método: Colocar dois vasos com a mesma planta: um deles, chamado “controle”, uniformemente iluminado; o outro, chamado “experimental”, deve receber iluminação unilateral. Observação: Após alguns dias, a planta que recebeu luz uniforme não sofre curvatura, e a planta experimental curvou-se em direção à luz incidente unilateralmente. Conclusão: A curvatura da planta experimental, comparada ao controle, mostra que o caule apresenta fototropismo positivo.

 2.  Os vírus são organismos acelulares e, por isso, não possuem metabolismo próprio. Portanto, necessitam de uma célula para se reproduzirem. São parasitas intracelulares obrigatórios. Para muitos pesquisadores, os vírus não são seres vivos porque não possuem as suas características típicas, tais como presença de célula, metabolismo e necessidade de nutrição, além de não conseguirem se reproduzir fora de uma célula infectada. Porém, para outros pesquisadores, os vírus, mesmo que no interior da célula, são capazes de deixar descendentes, ou seja, apresentam hereditariedade. Além disso, são formados por compostos químicos orgânicos, como material genético, lipídios e proteínas, além de sofrerem mutações e evoluírem.

 

BIOLOGIA CAPITULO 03

RESOLUÇÃO  -->  CÉLULA: TIPOS E ENVOLTÓRIOS CELULARES

 FAÇA EM SALA

1.      Resposta: E

2.      A) As bactérias pertencem ao Reino Monera.

b) Figura B. Possuem parede celular; DNA circular; ribossomos; plasmídeos; cápsula bacteriana. Não possuem: citoesqueleto; organelas membranosas, mitocôndrias, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi.

c) Algumas bactérias possuem, além do DNA circular, plasmídeos que podem conterrgenes que conferem à bactéria resistência a antibióticos, os quais são passados aos seus descendentes.

3.      Resposta: B

4.      A) Segundo esse modelo, a membrana não é uma estrutura rígida. Fluido refere-se à mobilidade da bicamada lipídica; e mosaico, à diversidade (mistura) das proteínas que compõem a membrana

b) As proteínas fazem parte da estrutura do corpo; algumas funcionam como anticorpos e outras como enzimas.

5.      Resposta: E

6.      A) As soluções eram hipertônicas, pois foram capazes de reduzir o volume celular por perda de água devido à osmose.

b) O soluto A foi capaz de atravessar a membrana, pois, após algum tempo, o volume celular foi restaurado, indicando que as concentrações intracelulares e extracelulares se igualaram.

7.    a) Transporte ativo. O íon sódio será transportado do meio intracelular para o líquido intersticial pela ação da bomba de sódio, sendo trocado por potássio.

b) Transporte passivo por difusão. O íon sódio passará de um compartimento ao outro em função de seu gradiente de concentração.

8.        Resposta: E

 FAÇAM EM CASA

1.                  01- Resposta: A

2.                  02- Resposta: E

3.                  03- Resposta: A

4.                  04- Resposta: B

5.                  05- Resposta: E

 

06- Resposta: C             

 

 07- Resposta: D

 

8.      Resposta:  A

 

 

JUNTE OS PONTOS

 1.   1.       Professor, é importante que o aluno, além de completar os quadros, para os quais ele usa a            memorização, seja capaz de estabelecer relações entre os conceitos, sintetizando-os em um             texto. Esta atividade faz parte do letramento científico.

2.      2-      A) 1: célula procariótica 2: célula eucariótica vegetal 3: célula eucariótica animal.

         B) Membrana plasmática.

        C) Parede celular.

       D) Presença de centríolos e lisossomos.

 


    RESPOSTAS ATIVIDADE AVALIATIVA 1° BIM

RESPOSTAS ATIVIDADE BIOLOGIA - PRIMEIRO BIMESTRE
 
 
1)        a ciência que estuda os seres vivos e as ralações que estabelecem, bem como os fatores que interferem na vida.
2.              O meio abiótico é composto por: água, gás oxigênio, solo, umidade, temperatura entre outras elementos não vivo. Já o meio biótico compreende-se pela soma de todos seres vivos.
3.              Oxigênio, Carbono, Hidrogênio e Nitrogênio
4.              Eucariótica — Procariótica — Unicelulares — Pluricelulares
5.       Átomo — Molécula — Organelas — Células — Tecido — Órgãos — Sistema — Organismos — População — Comunidade — Ecossistema — Biosfera.
6.       a) conjunto de reações químicas responsável pela transformação e pela utilização             de matéria e energia pelos organismos.
b)   reação que consome energia e realiza a síntese de substancias                                 complexa a partir de substancia simples.
c)   reação que parte de reações complexas dando origem a substancia mais simples.
7       Autotróficos — são aqueles que sintetiza seu próprio alimento a partir de substancia inorgânica através dos processos fotossíntese ou quimiossíntese.
 Heterotrófico — são organismos incapazes de produzir seu próprio alimento, utiliza-se de substancia já elaborada.
8.              Organismos de reprodução sexuada
       Organismos de reprodução assexuada
9.              Função de regulação osmótica
       Função de equilíbrio elétrico
      Função equilíbrio ácido-base
I0   
 
. Todos seres vivos são formados por célula originada a partir de outras células preexistente
  •         A célula é a unidade morfológica dos seres vivos, ou seja, a menor porção em que a vida se organiza 
  •         A célula é a unidade fisiológica dos seres vivos, ou seja, a menor porção funcional dos seres vivos.
I l.      Célula procariótica e célula eucariótica
 
12.          3 – 4 - 1 - 2
 
13.     Hipertônico — caracteriza pela concentração maior soluto
 
Hipotônico — em que a concentração de soluto é menor
 
Isotônico — que contém a mesma quantidade de partículas em relação ao citoplasma da célula.
14.          Microvilosidade
 
15.          População — Comunidade — Ecossistema — Bioma - Biosfera


 

 

 

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